San pedro

|

San pedro

O cacto san pedro (Trichocereus pachanoi) é a planta mágica mais velha que se conhece na América do Sul.
Origina do Equador e do Peru, onde ainda cresce nas montanhas a 2000-3000 metros.

Este cacto de crescimento rápido tem 4 a 9 costelas e um forte sistema de raízes. Na natureza o cacto san pedro continua a crescer até cair com o seu próprio peso. O cacto caído criará novas raízes e produzirá novos brotos.

O san pedro é utilizado frequentemente como base para outros cactos mais difíceis de cultivar.
O próprio san pedro pode ser cultivado a partir das sementes, num ambiente seco ou húmido, e cresce mais rapidamente se for regado regularmente. No entanto, a planta pode sobreviver durante anos sem água e até produzir novos rebentos.

Os alcalóides activos do cacto san pedro são:
mescalina (3,4,5-trimetoxi-B-fenetilamina)
3-metoxi-4-hidroxi-B-fenetilamina
3,5-dimetoxi-4-hidroxi-B-fenetilamina
tiramina
hordinenina

A mescalina é o alcalóide mais importante. O san pedro contém um pouco menos de mescalina que o cacto peiote (Lophophora williamsii), tornando a sua trip mais amigável.

Porque é que estes cactos são de classe B?
- Podem estar amachucados, ser um pouco mais pequenos ou feinhos.
- Mas cada um deles ainda pode crescer até ao tamanho adulto.
- E ainda podem ser consumidos.

Efeitos

Os cactos com mescalina permitem-te explorar o teu mundo de fantasia interior. Dar-te-ão uma trip espiritual, com visões coloridas e sentimentos de tranquilidade interior, unidade com a vida, consciência elevada, e fluxo de pensamentos rápido. A consciência do sujeito-objecto desaparece, e sentes-te dissolvido na percepção sensorial (sobretudo visual). Esta sensação surge normalmente acompanhada com uma felicidade indescritível.
A trip de san pedro é menos pesada, e mais amigável que a trip do peiote. A náusea durante a primeira hora após o consumo do san pedro será menos intensa que após o consumo do peiote.

Uso

O modo tradicional de consumir os cactos é comê-los. Podem ser consumidos frescos ou secos. Tenta não comer pelo menos 6 horas antes do consumo dos cactos.

Retira a casca e os picos. Certifica-te de que descascas fininho, pois a maioria das substâncias activas encontram-se concentradas logo abaixo da casca.

Agora podes comer a carne à volta do caroço do cacto. Cuidado com as falhas. Os cactos são muito amargos. O melhor a fazer para evitar o sabor desagradável é bebê-los com sumo de fruta.

Uma maneira mais saborosa de consumir os cactos é preparando-os em chá. Retira os espinhos e corta os cactos em pedaços pequenos. Coze-os por 2-3 horas numa panela fechada em lume brando. Depois de arrefecer podes misturar a bebida com sumo de fruta ou com mel.

Podes secar os cactos cortando-os em lascas e levando-os ao forno a 50°C durante 4 a 5 horas. Depois podes comer as lascas.

Um efeito normalmente ocorrente é a sensação de náusea. Algumas pessoas dizem que comer gengibre ajuda a evitá-la.


Doses de mescalina:






           150 mg   dose mínima
150 - 300 mg   dose leve a moderada
300 - 400 mg   trip forte, dura 6- 12 horas
450 - 500 mg   possível dissolução do ego, a trip dura cerca de 12 horas
500 - 600 mg   dissolução do ego, a trip pode durar até 24 horas

Proporção de mescalina por cacto fresco:
400 g contêm cerca de 480 mg de mescalina - 0.12% de mescalina por grama de cacto (de acordo com Schultes & Hofmann)
400 g contêm cerca de 200 - 300 mg de mescalina - 0.05 - 0.075% de mescalina por grama de cacto (de acordo com outras fontes)

Proporção de mescalina por cacto seco:
100 g contêm cerca de 200 - 300 mg de mescalina - 0.2 - 0.3% de mescalina por grama de cacto
O peso seco é 25% do peso fresco (75% de água)


Comprimento Diâmetro Peso
6-8 cm 3 cm 45 gr
15-20 cm 3,5 cm 105 gr
50-60 cm 5 cm 780 gr


Lembra-te que a potência pode variar grandemente. Por isso é melhor não tomares a dose toda de uma vez só, mas ires tomando gradualmente: toma metade da dose, espera 60 a 90 minutos para veres qual é o efeito, e depois, se desejares, toma metade do que sobrou e se necessário repete. Uma trip de san pedro leva cerca de duas horas a duas horas e meia para atingir o seu auge.

 

©2009 Jornadas da mente | Template Blue by TNB