Terence Mckenna

|

Falecido em 03 de abril 2000, McKenna era considerado por muitos o sucessor de Timothy Leary. Guru psicodélico, McKenna era um explorador do caminho aberto por Huxley, Wasson, Leary, Metzner e outros no estudo dos efeitos das substâncias psicodélicas sobre a imaginação humana. e seus principais focos de atenção eram os cogumelos que contivessem psilocibina, e o DMT, um psicoativo poderoso presente na yahuasca.
Terence McKenna é um Escritor, Filósofo, Psiconauta e Etnobotânico Americano, conhecido pelas suas Teorias sobre a origem da consciência Humana além de ter criado o conceito único de TIMEWAVE ZERO. Ele foi um profundo investigador do uso de
Psicodélicos, e de sua experiência ele tirou grande parte de suas Teorias.
Aos 16 anos, McKenna mudou-se para a Califórnia e freqüentou a escola de ensino médio. Ele morava com a família de amigos, porque seus pais no Colorado desejaram que ele tivesse os beneficios de estudar em uma das altamente cotadas escolas públicas da Califórnia. Ele conheceu o mundo dos psicodélicos através do livro As portas da percepção de Aldous Huxley e do Village Voice . Uma de suas primeiras experiências com Psicodélicos vieram através de sementes de morning glory (contendo LSA), que ele alegou ter mostrado “que havia alguma coisa lá que vale a pena prosseguir.”
Em 1965, ele se formou pela Antelope Valley High School.Ele se mudou para San Francisco durante o Verão de 1965 antes de suas aulas começaram, ne
sse mesmo ano conheceu a cannabis por Barry Melton, e experimentou LSD logo depois.
Graduou-se em 1969 com o título de bacharel em Ecologia e Conservação.Ele passou os anos após a sua graduação ensinando Inglês no Japão, viajando através da Índia e sul da Ásia.
Após a morte de sua mãe em 1971, Terence, seu irmão Dennis, e três amigos viajaram para a Amazônia colombiana em busca da ayahuasca, uma preparação de plantas contendo DMT. Em La Chorrera, a pedido de seu irmão, ele permitiu-se ser objeto de uma experiência psicodélica que ele alegou colocá-lo em contacto com o Logos: uma informativa, voz divina que ele acreditava que era uma universal e visionária experiência religiosa. As revelações desta voz, e a peculiar experiência durante a experiência de seu irmão, levou-o a explorar a estrutura de uma forma inicial do I Ching, o que levou à sua “Novelty Theory.” Estas ideias foram amplamente exploradas por Terence e Dennis, em seu livro de 1975 The Invisible Landscape - Mind Hallucinogens and I Ching.
oEmbora um pouco associada ao new age ou ao movimento do potencial humano, McKenna tinha pouca paciência para a New Age, repetidamente, salientando a importância primaria da experiência como oposição à ideologias dogmáticas. Timothy Leary o nomeou como sendo “uma das cinco ou seis pessoas mais importantes do planeta.

“" É claramente uma crise de duas coisas: de consciência e condicionamento. Estas são as duas coisas que os psicodélicos atacam. Temos o poder tecnológico, a engenharia para salvar o nosso planeta, para curar a doença, para alimentar a fome, a guerra final, mas nos falta a visão intelectual, a capacidade de mudar as nossas mentes. Temos de descondicionar a nós mesmos a partir de 10.000 anos de mau comportamento. E não é fácil. ” (Terence McKenna, “This World…and Its Double).

Seu nome é tão importante quanto o de psicanalistas como Leary, Ralph Metzner ou Stanilav Grof, o estudioso de golfinhos Dr. John Lilly, o bioquímico Rupert Sheldrake ou o matemático Ralph Abraham. Com estes dois últimos por sinal publicou um livro, traduzido no Brasil pela editora Cultrix, chamado Triálogos. Nele são discutidos temas científicos e holísticos como a teoria do caos, a hipótese Gaia, campos morfogenéticos, realidade virtual e êxtases xamãnicos. Junto com Sheldrake e Abraham, McKenna toca em temas vitais para a fringe science (ciência alternativa) de nossa época. A física quântica e a teoria do caos têm permitido à ciência entrar em terrenos antes considerados tabu, e já não parece nem um pouco estranho falar de uma consciência global do planeta, nem em rituais xamãnicos como instrumento de cura.
Tudo isso faria parte de um movimento da humanidade de retorno à cultura arcaica dos povos primitivos e, nesse sentido, as tribos indígenas seriam verdadeiros repositórios da inteligência milenar do planeta e guardiões dos segredos das plantas, do ecossistema e do próprio espírito de Gaia, a Terra.

McKenna também co-fundou Botânico Dimensões com Kathleen Harrison (ethnobotanist) (sua colega e mulher por 17 anos), uma organização sem fins lucrativos etnobotânica para preservar a ilha do Havaí, onde viveu por muitos anos antes de morrer.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Jornadas da mente | Template Blue by TNB