Enteógenos

|

Plantas alucinógenas têm sido usadas em ritos religiosos por várias culturas ao longo dos séculos. Ao promoverem estados alterados de consciência, estas plantas agem como mediadoras entre o mundo da experiência imediata e as infinitas dimensões espirituais que permeiam toda a existência. Por esta razão são vistas por algumas culturas como portadoras de inteligência e são consideradas fontes de uma profunda e misteriosa sabedoria, instrumentos do divino, fontes de beleza e inspiração, assim como meio para manter a integridade cultural.
Hoje em dia os devotos das experiências visionárias abastecidas por plantas preferem denominá-las "enteógenos", palavra originada a partir do grego e que quer dizer "tornar-se divino interiormente". Para esses modernos "psiconautas", a palavra psicodélico carrega demasiada bagagem cultural. O objetivo deles, ao embarcarem em viagens com os enteógenos, é acessar outros planos de consciência, entender mais amplamente seu processo de vida e se conectar com a natureza. Mas há que se ter cuidado. Embora não haja efeito colateral conhecido, nem registro de dependência química ou dano cerebral, há alguns riscos psicológicos, particularmente para aqueles com histórico de problemas mentais. Os portais da consciência só devem ser abertos em contextos seguros, para que eles promovam um encontro iluminador e não desestruturante.

O médico Otávio Castello de Campos, que toma chá de ayuasca regularmente dentro dos rituais da União Vegetal, explica: "Uma coisa é você pegar uma substância dessas, sintetizá-la e distribuí-la em uma danceteria na cidade. Outra coisa é você usar esta substância dentro de um contexto ritual, onde ela não é a finalidade em si e é encarada como um veículo sagrado, que está dentro de uma esfera cultural, um conjunto de valores".

O termo "enteógeno" foi cunhado em 1979 por especialistas da área, já que as palavras existentes não refletiam bem o significado da experiência proporcianada por esse tipo de substância. Entre as palavras que o novo termo tenta substituir estão “alucinógeno” e “psicodélico”.
“Alucinógeno” não é adequada por carregar um senso de “droga de rua”, de “fuga da realidade”.
Já “psicodélico” como disse antes carrega demasiada bagagem cultural, acabou ficando muito associada aos hippies.

9 comentários:

mundocogumelo disse...

Parabéns pela iniciativa irmão!
Tamo junto fortalecendo a corrente!

Jammysson Nogueira disse...

Valeu mesmo, Obrigado, Logo mais to atualizando o blog!

Luciene Mione disse...

Achei interessante a materia, gostaria de saber mais, de onde vc tirou essa fonte?
http://pensadoraxd.blogspot.com
da uma passadinha no meu blogguer
xD

Vinícius Coelho disse...

muito interessante.....gostei!!! parabéns!

Unknown disse...

...estou engatinhando no que diz respeito a Enteogenia, mas de fato é algo transcedental....
Um resumo breve do que seria a enteogenia:
...O caminho inverso, livre dos condicionamentos humanos. Puro em essência, direto...

Posta mais e mais jamão... beijocas

Unknown disse...

Interessante o que vc colocou sobre os enteógenos,deu uma esclarecida aqui nas minhas idéias..rsrs.
Pois bem,é muito surpreende o fato dos enteógenos agirem e colocarem as pessoas em contt com o sagrado levando , assim, a consciência a níveis de percepção inacessíveis...É claro , que isso é bastante subjetivo tendo em vista que cada um interpreta o “ contt sagrado “ de forma bem particular.O interessante é a expansão da consciência e uma criação de ascender a dimensões espirituais antes desconhecidas..Sei lá,qnd paraamos pra ler e refletir sobre a ' ENTEOGENIA' a gnt acaba se perguntando o porquê de não falarem tanto de algo que são usadas desde os primórdios da humanidade, como ferramentas espirituais.Sei lá, acho até necessário a gnt questionar sobre isso até pra mudar a nossa de visão de mundo e pessoal,já que estamos interagindo e estamos sujeitos às circunstâncias.. Já as únicas coisas importantes acontecem nos corpos e cérebros das pessoas..


que viajem ....=D

Bruna Alexandre

Felipe Silva disse...

Procurando enteógenos? oferecemos varias plantas e sementes no ramo, visite: www.lonlongarden.com.br

Admin disse...

I read your post and it is really good , keep writing more
Buy Weed Seeds Online
Buy A-796,260 Online
Buy Phenethylamine Psychedelics online
Buy DMT Dimethyltryptamine Online
Buy 5-methoxy DALT online
Cannabis Oil For Sale
Buy enzodiazepines online you can as well text +1(646)883-3072 , Telegram: primenature or email:primepharma0@gmail.com for more details.

Buy Fentanyl powder Online
Buy TH-PVP Powder Online
Buy A-PVP Online
Buy Crystal Meth Online
Buy Acetyl Fentanyl Powder Online
Buy Carfentanil Online
Buy 4-MMC Online
BUY AMPHETAMINE ONLINE
CBD Isolate Powder 99%+
Buy Ephedra Powder Online

Anônimo disse...

buy acetyl fentanyl online

buy a-pvp crystal online

buy 4-mec online

buy actavis promethazine online

buy 1p-lsd online

https://shenchulab.com

Postar um comentário

 

©2009 Jornadas da mente | Template Blue by TNB