Salvia divinorum

|

Salvia divinorum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma caixa 
taxonómicaSalvia divinorum
Salvia divinorum
Salvia divinorum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Salvia
Espécie: S. divinorum
Nome binomial
Salvia divinorum
A Salvia divinorum chamada também de ska pastora, ska María, hierba María e hierba de los dioses, é a única entre milhares de espécies do gênero Salvia que apresenta efeitos psicoativos (embora suspeite-se que outras espécies possam conter essas propriedades). Originária do México na Sierra Mazateca, é considerada rara, o que torna difícil a sua obtenção. Dificilmente se reproduz por sementes, sendo multiplicada através de cortes enraizados (propagação vegetativa).
Seu efeito é extremamente forte, principalmente quando usados extratos potencializados, que nada mais são do que folhas concentradas com a substância psicoativa. É extremamente recomendável que os futuros usuários venham a se informar sobre seus efeitos antes de se aventurarem. Não é uma erva a ser usada em festas, raves ou com multidões, pois exige uma certa discrição da parte do usuário para que ele se sinta à vontade. Não é uma droga recreativa e pode ser traumática quando usada naquelas condições.
Até hoje, não existe confirmação de que seu uso seja prejudicial à saúde, não acarreta vício e seu uso tende a não ser frequente. Contudo, estudos estão sendo feitos in vivo e in vitro, e o uso tradicional está garantido por um conhecimento e histórico de uso centenários.
É considerada legal na maioria dos países, sendo que a Itália, dois estados dos Estados Unidos e a Austrália já proibiram o uso da planta sem antes fazer um estudo sobre a periculosidade dela. Tal medida mostra a falta de critério científico por parte dos legisladores quanto aos requisitos usados para se proibir uma substância.[carece de fontes?]
Acredita-se que essa medida foi tomada devido a algumas notícias de incidentes nos EUA, sendo que nenhum deles foi comprovado ter sido causado pelo consumo da planta. A única alegação neste sentido teria sido da parte da mãe de um usuário que cometeu suicídio inalando gás de cozinha dentro de uma barraca. Apesar de ele não estar sob o efeito de salvia no momento do suicídio, ela afirmou: "Só pode ter sido culpa dessa planta."
Tem como pricípio ativo a Salvinorina A, que, no entanto, não se trata de alcaloide, mas de um diterpeno, com ação diferente da maioria das substâncias psicoativas. Pesquisas atuais sobre o efeito da salvinorina no organismo revelaram que esta, além de não ser uma substância que leva à dependência, apresenta propriedades antidepressiva e analgésica, e ainda mostra-se promissora para o desenvolvimento de fármacos para o tratamento da esquizofrenia e dependencia química.
É chamada por alguns como o alucinógeno natural mais potente já descoberto, só perdendo para o LSD, que não é encontrado na natureza (é um semissintético). Por isso, pode conduzir a estados alterados de percepção onde não se recomenda interação com máquinas ou eventos sociais. Daí o uso espiritual étnico entre os Mazatecas e bruxos ancestrais.

Índice

[esconder]

[editar] Curiosidade

Devido à dificuldade de se obter sementes férteis, sua propagação tem sido feita através de cortes de seus galhos, que são enraizados em água, o que vem ocorrendo nas últimas décadas. Suspeita-se que os clones espalhados pelo mundo inteiro têm origem em apenas três espécimes; ou seja, os clones espalhados pelo mundo todo são geneticamente idênticos.[carece de fontes?]
Uma das mudas mais difundidas foi originada pela muda coletada no México por Albert Hoffman, o mesmo que sintetizou o LSD...

[editar] Uso tradicional

Os curanderos mexicanos usam-na mascando suas folhas. Uma pessoa necessita de cerca de 50 a 100 folhas para obter uma experiência visionária. Tal método é menos eficiente do que fumar extratos da planta. Embora os efeitos sejam menos intensos, são mais prolongados, pois a absorção das Salvinorinas ocorre na realidade pelo tecido sublingual durante a mastigação e não pelo estômago. Por isso o uso tradicional em forma de maceração tem eficiência muito sutil, perceptível apenas aos mais experientes.
O uso moderno, em que se fumam as folhas (geralmente um preparado potencializado chamado de "extrato") e se obtém um efeito rápido, é menos saudável e não tem suporte histórico (importância no quesito segurança).

[editar] Uso moderno

Há, normalmente, quatro métodos que são utilizados para consumir as folhas da Salvia divinorum: aromatizando os ambientes, mascando as folhas, fumando as folhas e usando tinturas ou essências sublinguais.
O uso de várias plantas em rituais sempre foi prática xamânica tradicional. Elas são, geralmente, queimadas na preparação do ambiente em que são celebrados os rituais xamânicos. É dito que a fumaça das folhas inspira o xamã e o ambiente circundante, propiciando o contato com outros mundos e entidades auxiliadoras.
É sabido que mascar as folhas de Salvia Divinorum tem sido o método tradicional utilizado pelos xamãs mazatecas (chotachine). Segundo informações colhidas, os xamãs utilizam entre 10 e 60 folhas, aos pares, enroladas umas nas outras ("quid" ou "maço"), formando uma massa compacta, sendo então mascada, sem engolir o sumo das folhas. Para alcoólatras, o xamã chega a utilizar cerca de 100 folhas, o que sugere que o álcool bloqueie os efeitos da salvinorina. Masca-se por cerca de 30 minutos ou até atingir o estado de consciência almejado. Os xamãs afirmam ser essencial manter o sumo das folhas na boca o máximo possível, podendo-se engoli-lo após o uso ou, ir engolindo o sumo bem lentamente, à medida que se for mascando. Em geral, afirma-se que a pessoa precisa de doses maiores nas primeiras vezes, pois, segundo a tradição xamã, ela tem que "soltar as amarras e aprender o caminho". Caso sejam folhas secas, tem-se recomendado deixá-las de molho na água fria, pouco antes da mascagem, para que amoleçam e possam ser enroladas uma na outra.
Supondo uma pessoa com nível mediano de sensibilidade, tem se afirmado que 12 a 24 folhas frescas de Salvia Divinorum, mascadas por 30 minutos, são suficientes para obter um estado meditativo profundo. Neste método, o elemento psicoativo é assimilado pela língua, gengivas e demais tecidos bucais. Por isso não se deve engolir o sumo imediatamente, mas mantê-lo na boca pelo maior período de tempo possível.
Relata-se que, neste método, os efeitos psicoativos iniciais começam após 15-20 minutos, aumentando pelos próximos 30min, quando então, gradualmente, vão se amenizando até terminar uma ou, no máximo, duas horas depois, quando a pessoa estará se sentindo totalmente normal.
Há registros de que as folhas da Salvia Divinorum necessitam um alto grau de temperatura para vaporizar e que, portanto, a fim de fumar seu elemento psicoativo, seria necessário manter uma chama diretamente e, constantemente sobre as folhas moídas. Talvez por este motivo, tem-se dito que as pessoas que fumam Salvia Divinorum não utilizam cigarros, mas sim, cachimbos. Como é sabido que o corpo humano metaboliza os elementos da Salvia Divinorum vagarosamente, então o vapor ou fumaça teria ainda de ser mantida nos pulmões por cerca de 15 a 20 segundos. Quando as folhas são fumadas, os efeitos são quase que instantâneos e duram por cerca de vinte a trinta minutos no máximo, quando a pessoa estará se sentindo completamente normal. É imprescindível a presença de um "assistente" se as folhas fortificadas forem fumadas, para se evitar problemas com brasas e cachimbos derrubados inconscientemente no chão pelo experimentador. Relatam-se que são experiências de duração curta, mas muito intensas.
No mercado, existem as "folhas fortificadas", também denominadas extratos. São folhas comuns de Salvia Divinorum banhadas em solução de salvinorina na proporção de 5 vezes mais do que uma folha normal (5X), ou 10 vezes mais forte do que o normal (10X). Tem-se dito que elas são feitas para certas pessoas, denominadas "cabeças duras", que têm pouca sensibilidade à folha natural da Salvia. Portanto, é importante verificar a sensibilidade de cada um, antes de utilizar as folhas fortificadas para incenso já que, muitas vezes, não seriam necessárias.
Há também as tinturas ou essências de Salvia Divinorum, que são um composto alcoólico, assim como são certas gotas homeopáticas, com a diferença de que possuem uma maior concentração de álcool. Trata-se de uma espécie de essência floral administrada em gotas sublinguais. Geralmente, recomenda-se diluir uma parte de essência em uma ou duas partes de água, para que a alta concentração de álcool não provoque muita ardência na boca. Aparentemente, 3 conta-gotas de essência para 6 conta-gotas de água é considerada uma dose leve mas isto dependerá da essência, do seu grau de concentração e da pessoa que experimenta.
Afirma-se que os efeitos da essência sublingual e os provenientes da folha mascada são muito semelhantes, tanto em duração de tempo quanto em intensidade. Podem durar cerca de 2 horas, se tanto, quando então a pessoa sentirá que tudo voltou ao normal, como era antes.
O chá ou infusão com folhas da Salvia Divinorum apenas tem apresentado efeitos alteradores de consciência quando preparadas com muitas folhas, em chás bastante concentrados. Neste caso, os efeitos psicoativos podem durar várias horas. Tradicionalmente, o chá de Salvia Divinorum tem sido utilizado no México para tratamento de diarréias, reumatismo e como estimulante para idosos.
Independentemente do método de utilização, não se sabe ainda se há uma dose máxima tolerada pelo corpo humano. Contudo, há relatos de pessoas que administram múltiplas doses, uma após a outra, a fim de prolongar os efeitos meditativos por um período mais longo.

[editar] Efeitos subjetivos

  • A salvinorin A é um alucinógeno potente. Muitos usuários descrevem alucinações visuais complexas e não apenas uma distorção da realidade vista;
  • Sensações de lugares e presenças familiares;
  • Sentimento de revisão de vida;
  • Alteração no tempo/espaço;
  • Visões de lugares impossiveis;
  • Sentimento de presença divina;
  • Inexplicavel volta ao mundo real com um sentimento de segredo;
  • Sensação alterada da gravidade (sensação de aumento do peso corpóreo);
  • Ataques incontroláveis de riso;

[editar] Escala de Grau de Experiência com S-A-L-V-I-A

Escala criada por Daniel Siebert para classificar os estágios de efeitos em relação a dosagem:
Nível 1 - "S Atenção para efeitos SUTÍS". Uma sensação de que "algo" está acontecendo, apesar de que é difícil dizer exatamente o que é. Relaxamento e aumento da apreciação sensual podem ser notados. Este suave nível é útil para meditação e pode facilitar o prazer sexual.
Nível 2 - "A Atenção para percepção ALTERADA". Cores e texturas chamam a atenção para si. Apreciação da música pode ser encantante. O espaço pode parecer com maior ou menor profundidade que o usual, mas visões não ocorrem neste nível. O pensamento fica menos lógico e mais alegre(ou divertido); dificuldades na memória de curto prazo podem ser notadas.
Nível - 3 "L Atenção para estados visionários de Luz".Visuais com olhos fechados (imagens claras com olhos fechados: padrões de fractais, cor de vinho e padrões geométricos). As imagens são geralmente em duas dimensões. Se efeitos visuais ocorrerem, são usualmente vagos e passageiros. Neste nível fenômenos similares a fenômenos hipnóticos acontecem, é o que algumas pessoas experenciam enquanto dormem. As visões são experienciadas como "eye candy" mas não são confundidas com a realidade.
Nível 4 - "V Atenção para Vívidos estados visionários". Ocorrem complexas visões realistas em três dimensões. Algumas vezes vozes podem ser escutadas. De olhos abertos o contato com a realidade cotidiana não é inteiramente perdido, mas de olhos fechados você pode esquecer da realidade cotidiana e entrar num completo estado de cena de sonho. Jornadas xamanísticas para outras terras, exóticas ou imaginárias; encontros com a natureza(essência), entidades, espíritos ou viagens para outras épocas podem ocorrer. Você pode até viver a vida de outra pessoa. Neste nível você é completamente envolvido pelo mundo xamã. Ou se preferir você está num "tempo de sonho". Com olhos fechados você experencia fantasias ("sonhos" acontecem com linha de história corrente). De olhos fechados você pode acreditar que os "sonhos" estão realmente ocorrendo, o que é diferente das visões do nível 3.
Nível 5 - "I Atenção para existência IMATERIAL". Neste nível resta alguma consciência e alguns processos ainda permanecem lúcidos, mas o indivíduo envolve-se completamente numa experiência secreta e perde-se todo o contato com a realidade cotidiana. A individualidade pode ser perdida, experiências de fundir-se com Deus/divindade, mente, consciência universal ou bizarras fusões com outros objetos reais ou imaginados, fundir-se com a parede, por exemplo, pode ser experienciado. Neste nível é impossível interagir com a realidade cotidiana, mas infelizmente algumas pessoas não permanecem paradas nesse confuso estado. Por isso um supervisor é essencial para garantir a segurança de alguém viajando pelos níveis secretos. Para uma pessoa experienciando isto, o fenômeno pode ser terrível ou extraordinariamente agradável; mas para um observador externo o indivíduo pode parecer confuso ou desorientado.
Nível 6 – "A Atenção para efeitos AMNÉSICOS." Neste estágio a consciência é perdida; ou no mínimo o indivíduo não estará capaz de lembrar o que estava experienciando. O indivíduo pode cair, ficar imóvel ou chocar-se com as coisas ao redor; comportamento sonâmbulo pode ocorrer; machucados podem ocorrer sem sentir dor; ao voltar a si o indivíduo não terá recordação do que fez, experienciou ou disse. As pessoas nunca tem lembrança do que experienciaram neste profundissimo estado de transe. Este não é um estado muito procurado (desejável), já que nada pode ser lembrado da experiência, a não ser que a pessoa que esteja supervisionando filme.

[editar] O que é um extrato de Salvia?

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Extrato de Salvia é quando o princípio ativo, a salvinorina-A, é extraído da planta com o propósito de aumentar a concentração do mesmo.
Por exemplo: Você pega 9 gramas de folhas de Salvia divinorum e extrái a salvinorina que é depositada de volta em outro 1 grama de folhas. Então, esse outro 1 grama de folhas terá a potência aumentada em 10 vezes (9+1), daí o nome 10X. Resumindo, você terá colocado a quantia de salvinorina que existe em 10g de folhas em apenas 1g de folhas.
Geralmente, esses extratos são divididos em Standardized Extracts(extratos padronizados) e Non-Standardized ou Crude Extracts (extratos não padronizados).
Standardized Extracts (Extratos padronizados) : É aquele onde o princípio ativo - no caso a Salvinorina-A - é extraído da planta e isolado, pesado e então recolocado nas folhas secas em uma quantia específica. No caso de extratos de Salvia divinorum, 2.4 mg é considerada a quantia padrão (standardized) para cada grama de folha seca. Por essa razão, se vc quiser elevar sua folha para 10x, você precisa colocar 24 mg de extrato por grama de folha. Entretanto, essa quantidade pode variar de 0,8 a 3,6 mg de Salvinorina-A por grama de folhas.
Partindo dessas informações, concluímos a quantidade de Salvinorina-A presente em cada grama de extrato STANTARDIZED (padrão - 2.4 mg):
  • 1g de Extrato 5X - 12 mg de Salvinorina-A
  • 1g de Extrato 6X - 15 mg de Salvinorina-A
  • 1g de Extrato 10X - 24 mg de Salvinorina-A
  • 1g de Extrato 15X - 36 mg de Salvinorina-A
  • 1g de Extrato 20X - 48 mg de Salvinorina-A
  • Obs.: 1g de Extrato significa 1g de folhas secas picotadas onde foram adicionados de salvinorina.
    • Obs.: Foram usados os valores 5X, 6X, 10x, 15X e 20x, pois são os mais comumente encontrados. E também por serem os extratos mais seguros para uso, sendo que os mais fortes são perigosos.
Entretanto, como dito acima, a quantidade de Salvinorina-A em cada grama de folhas pode variar de 0,8 a 3,6 mg. A maioria dos fabricantes de extratos trabalham com extratos de 3,6 mg. Dessa maneira, confira a outra tabela baixo:
Quantidade de Salvinorina-A presente em cada grama de extrato 3,6 mg:
  • 1g de Extrato 5X - 18 mg de Salvinorina-A
  • 1g de Extrato 6X - 21 mg de Salvinorina-A
  • 1g de Extrato 10X - 36 mg de Salvinorina-A
  • 1g de Extrato 15X - 54 mg de Salvinorina-A
  • 1g de Extrato 20X - 72 mg de Salvinorina-A
NON-Standardized Extracts ou Crude Extracts (extratos não-padronizados): É feito socando-se as folhas em uma variedade de solventes para retirar/extrair a Salvinorina-A, e então a mistura é adicionada à outras folhas. Os problemas desse método são: uma boa parte da Salvinorina-A é perdida junto com os solventes; concentra uma grande parte de alcatrão e de outras substâncias nocivas; não queima tão bem quanto um Standardized; e não se tem noção da quantia exata do alcalóide por grama de folha, pois como dito acima varia de folha à folha.
Quantidades usadas quando fumada:
  • Folhas normais de Salvia: de 1/2 a 1 grama.
  • Folhas de alto nível (High grade leaves): de 1/4 a 1/2 de grama.
  • Extrato de Salvia 5x: de 1/10 a 1/3 de grama.
  • Extrato de Salvia 6x: de 1/10 a 1/4 de grama.
  • Extrato de Salvia 10x: 1/10 de grama.
  • Extrato de Salvia 15x: 1/20 de grama.
  • Extrato de Salvia 20x: de 1/25 a 1/20 de grama..

 

©2009 Jornadas da mente | Template Blue by TNB